Integração de municípios à Rede Simples é tema de Fórum

. - Foto: Priscila Ely Ascom/SGGE

DSC 2144 2
. - Foto: Priscila Ely Ascom/SGGE
Na manhã de hoje (19) foi realizada uma webconferência pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), Famurs e Sebrae, com a presença de 56 participantes, como prefeitos e representantes de diversas entidades. A pauta foi o incentivo a adesão dos municípios gaúchos à Rede Simples, que facilita a abertura de empresas.

Até o momento, 306 cidades já fazem parte da rede criada com intuito de desburocratizar o processo de registro e licenciamento de negócios no Estado, beneficiando 93% das empresas no RS. No momento, 20 cidades estão em processo de adesão. A meta do governo é contar com todos os 497 municípios até 2022.

“Em nossa gestão, a Rede Simples está inserida em um projeto mais amplo, que é o DescomplicaRS. Ele é um dos eixos que estamos trabalhando para desburocratizar a vida do cidadão e do empresário. O governo tem o dever de ressignificar essa relação, pois é um prestador de serviço e só existe para servir as pessoas”, afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Na RedeSimples, os órgãos que emitem permissões para a abertura de um negócio estão integrados (Junta Comercial, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda), acelerando o processo, assim como evitando a presença física e aglomerações, pois todas as etapas são digitais.