Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde manterá serviços digitais de forma definitiva, mesmo quando voltar atendimento presencial

Avanços na digitalização das atividades não podem retroceder, afirma o diretor-presidente Marcus Vinicius Vieira de Almeida

Publicação:

Entre os serviços digitais já implementados, estão a solicitação de segunda via de cartão e a emissão de carta de portabilidade
Entre os serviços digitais já implementados, estão a solicitação de segunda via de cartão e a emissão de carta de portabilidade

Com a pandemia do coronavírus, o IPE Saúde, assim como outras instituições, suspendeu os atendimentos presenciais. Desde março, todos os serviços podem ser acessados por canais digitais – e esta modalidade permanecerá disponível mesmo após o retorno das atividades presenciais.

“Ainda que o retorno do atendimento presencial no IPE Saúde já esteja alinhado, os avanços que tivemos com digitalização das atividades não podem retroceder. A pandemia trouxe graves e inegáveis prejuízos, mas o setor público reaprendeu a trabalhar. O êxito na informatização de nossas rotinas é algo que ficará. O atendimento on-line, agora, é realidade”, afirma Marcus Vinicius Vieira de Almeida, diretor-presidente do IPE Saúde.

A instituição está implantando todas as medidas necessárias para retomar o atendimento presencial quando houver condições adequadas. O investimento nas soluções tecnológicas é um dos principais focos da instituição no momento. “Há projetos como a Jornada do Segurado, em parceria com a Procergs, entre outras ações, que visam ampliar as ferramentas e facilitar o acesso aos diferentes serviços pelos usuários”, afirma Paulo Gnoatto, diretor de Relacionamento com Segurados. Entre os exemplos já implementados, estão a renovação de dependente estudante, a solicitação de segunda via de cartão e a emissão de carta de portabilidade. Essas ações estão no escopo do projeto rs.gov.br, do governo do Estado, que busca digitalizar e facilitar o acesso aos serviços públicos. 

Atualmente, o IPE Saúde presta atendimento digital através de serviços em que o usuário soluciona diretamente sua demanda no site (atualização cadastral, emissão de comprovantes para Imposto de Renda, solicitação de segunda via de cartão, alteração de senha, etc.) ou a partir do preenchimento de formulários específicos, em que os documentos são enviados digitalizados pelo usuário para análise do IPE Saúde. O retorno do atendimento digital é por e-mail, nesses casos.

O IPE Saúde atende a cerca de 1 milhão de segurados em todo o Estado, de modo que o atendimento é prestado conforme a possibilidade diante da demanda. Uma vez feita a solicitação, é preciso aguardar o retorno.

• Clique e acesse página com mais informações sobre o atendimento digital do IPE Saúde.

Texto: Raquel Schneider/Ascom IPE Saúde
Edição: Secom

Comentários

Secretaria de Governança e Gestão Estratégica