Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Descomplica RS

O Projeto

As dificuldades para abrir uma empresa no Rio Grande do Sul, o excesso de burocracia em certos serviços públicos e a revogação de decretos ultrapassados são alguns dos desafios que o governo do Estado pretende combater com o projeto Descomplica RS.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar a vida de quem quer empreender, gerar emprego e desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis à população, promovendo ações que buscam minimizar a burocracia da máquina pública. O trabalho iniciou no final de 2018, com a criação do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, coordenado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), que é formado por sete secretarias do Executivo e sete representantes da sociedade civil, incluindo o Sebrae.

Os cidadãos também são importantes nesse processo de desburocratização. Para isso, foi lançado o site descomplica.rs.gov.br, canal direto de comunicação onde as sugestões e opiniões serão encaminhadas diretamente para o corpo técnico do governo. O meio terá como finalidade contribuir para uma visão sistêmica da burocracia e colaborar para a resolução dos problemas.

Arte de Sara Cecin, facilitadora gráfica
Arte de Sara Cecin, facilitadora gráfica

Arquivos anexos

Secretaria de Governança e Gestão Estratégica